V ENEI Agenda para a inovação: Uma Atualização Programática para os Tempos Atuais

CHAMADA PARA SESSÃO ESPECIAL NO V ENEI

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DA CHAMADA: https://url.gratis/0P7yK

A Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN) realizou com este título, em 2020, uma Sessão Especial ANPEC/ABEIN no 48 Encontro Nacional de Economia – vide http://www.abein.org/sessao-anpecabein-3. Como desdobramento desta atividade, a Associação decidiu convidar a comunidade acadêmica para o envio de propostas para uma Sessão Especial no V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI), a ser realizado em MAIO DE 2021, que possibilitem o aprofundamento de proposições para o avanço dessa Agenda. Se a inovação já era o aspecto mais paradigmático da acumulação capitalista atual, após a pandemia ela surge com maior força, mas agora qualificada para atender os problemas da inclusão social e do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, é importante contemplar a multidisciplinariedade na medida em que a abordagem proposta para a inovação inclui não só aspectos econômicos, mas também sociais e ambientais. Entre as propostas discutidas no referido evento para o avanço de um desenvolvimento mais igual e menos predatório estão:

- Importância da interação entre Ciência e Tecnologia (C&T) e como tornar essa interação mais resiliente: os fundos públicos de C&T apoiam essas interações? As empresas privadas financiam essas interações?

- Criação de um diagnóstico e sistemas de dados que indique onde estamos e o que precisa melhorar: que pesquisas realizar? E em que áreas?

- Contenção e reversão da dinâmica de deterioração dos biomas brasileiros: como evitar os riscos do extrativismo predatório? Como reduzir a geração de resíduos sólidos pelas barragens? Como incluir as populações indígenas na agenda de inovação?

- Criação e formas de obtenção de capacidade de absorção no país: como ultrapassar a armadilha da renda média e quais políticas industriais e tecnológicas mais adequadas para isso? Como explorar oportunidades na atual transição sistêmica? Como se inserir de forma não subordinada no emergente sistema global resultante desta transição?

- Criação de diagnósticos referentes aos novos desafios que a pandemia trouxe de fragilidades da indústria brasileira e de seu sistema de ciência, tecnologia e inovação (CT&I): Quais cadeias produtivas deverão ser reconfiguradas de formas a fortalecer o Brasil em sua inserção nas cadeias de valor?  Como pensar políticas de CT&I que estimulem inovações sustentáveis inclusiva e socialmente?

- Apresentação de exemplos nas áreas em que as transformações tecnológicas estão ocorrendo mais intensamente, como é o caso da biotecnologia, nano materiais, energia renováveis, informação e comunicação (big data e inteligência artificial), com propostas de políticas industriais e tecnológicas específicas para estes setores avançarem em uma agenda de inovação inclusiva social e ambientalmente.

As propostas, no formato de resumo expandido, contendo até 2.500 palavras devem ser enviadas até o dia 31 de março de 2021, e deverão conter os seguintes itens:

1. título e autores da proposta;

2. objetivo geral;

3. o argumento que se irá expor em vinculação com uma ou mais das propostas acima para aprofundamentos na Sessão Especial;

4. a abordagem teórica e metodológica da proposta;

5. a relevância do tema e a sua contribuição crítica para o campo da economia industrial e da inovação;

6. Referências bibliográficas.

Os resultados serão divulgados no dia 05 de abril de 2021.

As propostas deverão ser submetidas na plataforma do evento e a seleção será feita por comitê formado pela Presidência, vice Presidência e um membro convidado da ABEIN.

As propostas selecionadas serão apresentadas em Sessão Especial no V Encontro de Economia Industrial e Inovação (ENEI), que ocorrerá de 10 a 14 de maio de 2021, em um dia e hora a serem precisados.