Voltar
19/Fev/2020 17:32

Chamada para Edição Especial RBI (comemorativa ao IV ENEI)


A Associação Brasileira de Economia Industrial (ABEIN) e a Revista Brasileira de Inovação (RBI) estão selecionando artigos para a Edição Especial comemorativa ao  IV Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI)

Novos Paradigmas Produtivos: Desafios ao desenvolvimento em um cenário de emergência da Indústria 4.0 e da retomada da Política Industrial

Editores:

Antônio Carlos Diegues (IE - Unicamp) e José Eduardo Roselino (UFSCar)

e-mails: diegues@unicamp.br ; jeroselino@ufscar.br

Contexto

As últimas décadas são marcadas por importantes transformações na organização e  na dinâmica da produção em escala global. Inicialmente, a transição do paradigma  tecno-econômico chandeleriano para aquele baseado na empresa em rede esteve  associado à reconfiguração geográfica da distribuição das atividades manufatureiras. Como resultado deste movimento observou-se a consolidação da ‘fábrica asiática’  associado à reconfiguração geográfica da distribuição das atividades manufatureiras organizada em torno da China como novo centro da produção industrial global.  Paralelamente, esse novo paradigma também teve importantes impactos na dinâmica  concorrencial e inovativa empresarial, modificando os determinantes da criação de  assimetrias competitivas principalmente por parte das empresas comandantes destas  redes globais.

Assim, observou-se a tendência de concentração de atividades mais intensivas  em conhecimento em países desenvolvidos em paralelo ao movimento de  espraiamento para alguns países das atividades estritamente manufatureiras.  Entretanto, a partir da adoção de políticas industriais sólidas, um conjunto de países –  principalmente asiáticos, têm conseguido avançar na direção da construção de  processos de aprendizado que viabilizam o upgrading produtivo e tecnológico nessas  redes globais de produção.

É exatamente como reação a este fenômeno e ao acirramento das pressões  competitivas pós crise de 2008 que se tem observado por parte das principais nações  desenvolvidas do mundo iniciativas de política industrial com o intuito de se viabilizar  profundas transformações no atual paradigma tecno-econômico. Tais transformações,  materializadas no que se convencionou denominar de Indústria 4.0, teriam como  objetivo reafirmar a liderança produtiva e tecnológica destes países. Neste contexto, tem-se observado no Brasil, mesmo durante o período de pujança econômica na  primeira década dos anos 2000, um processo de regressão da estrutura produtiva, o  qual é agravado pelo atual duplo enfrentamento colocado à indústria brasileira: (a) a  competição por parte da ‘fábrica asiática’ e (b) os desdobramentos derivados da  transição para o paradigma da Indústria 4.0.

A partir deste amplo contexto, esta seção especial tem o intuito de  compreender a relação entre as metamorfoses das estruturas produtivas internacional  e brasileira, seus desdobramentos na necessidade de se repensar os desafios e as possíveis estratégias de desenvolvimento industriais, bem como o as limitações do arcabouço institucional – e teórico – de política industrial para viabilizar tais estratégias.

Objetivos

O objetivo desta edição especial é apresentar um conjunto de artigos que  analisem as transformações das estruturas produtivas internacional e/ou brasileira em  um cenário de acirramento da concorrência internacional, aceleração das  transformações tecnológicas e de retomada da compreensão da indústria como setor  fundamental para o desenvolvimento econômico. Para tal, são esperadas contribuições nos seguintes tópicos:

• Transformações na estrutura produtiva brasileira e/ou internacional

• Política industrial e transformações no paradigma tecnoeconômico atual

• Indústria 4.0

• Política Industrial e Desenvolvimento

• Novas configurações das políticas industriais

• Cadeias globais de valor e estrutura produtiva

• Serviços intensivos em conhecimento e indústria

Cronograma

Data
29/nov/2019 Início da submissão dos artigos
16/mar/2020 Fim do prazo para submissão dos artigos
20/abr/2020 Resultados dos avaliação dos artigos submetidos
20/mai/2020 Fim do prazo para encaminhamento da versão revisada dos artigos
20/jun/2020 Resultados avaliação dos artigos revisados
01/set/2020 Publicação
15/set/2020 Lançamento na sessão especial na V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação

Instruções para submissão

Os artigos submetidos para a Edição Especial Novos Paradigmas Produtivos: Desafios ao desenvolvimento em um cenário de emergência da  Indústria 4.0 e da retomada da Política Industrial, da Revista Brasileira de  Inovação (RBI) deverão ser originais e se enquadrarem nas normas editoriais da  revista. Para maiores informações  ver: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/about/submissions