V ENEI Lançamento dos Livros

A Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN), divulga os livros lançados no V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): “Inovação, Sustentabilidade e Pandemia”, promovido entre os dias 10 a 14 de maio de 2021.

LIVRO: Características econômicas e sociais de Santa Catarina no limiar do século XXI

Organizadores: Silvio Cairo, José Antonio Nicolau, Luiz Carlos de Carvalho Jr. e Norton Flores Broppé

LINK: http://www.unesc.net/portal/capa/index/300/12677

A obra, organizada por professores e servidores da Universidade Federal de Santa Catarina e do Governo do Estado de Santa Catarina, apresenta um panorama das características socioeconômicas do Estado. Descreve a ampla maioria dos componentes que determinam o bem-estar da população, abordando os mais diversos assuntos, como indústria, agricultura, turismo, cultura e esporte, educação, saúde, segurança, infraestrutura, mobilidade urbana, vulnerabilidade social e desequilíbrio regional. Trata-se de uma compilação de estudos relevantes para o processo de planejamento das ações governamentais, destinadas à superação das diferenças regionais e à melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano. Do ponto de vista da academia, os estudos apresentados são uma rica fonte de inspiração para a realização de pesquisas destinadas ao entendimento dos fenômenos que afetam o desenvolvimento regional e dos métodos e técnicas aplicáveis à superação dos desafios que possam mitigar os efeitos das desigualdades.

Ano de publicação:2020

ISBN: 978-85-8410-102-36

LIVRO: Polos de Defesa e Segurança: Estado, Instituições e Inovação

Organizadores: Igor Castellano da Silva e Júlio Eduardo Rohenkohl

LINK: https://editoraufsm.com.br/polos-de-defesa-e-seguranca-534.html

O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) pretende, a partir desse projeto e de outros, trabalhar para a consolidação do Arranjo Produtivo Local Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria, realizando a interface entre os setores da tríplice hélice (universidade, indústria e governo) e fomentando a mentalidade de defesa por meio de estudos e colaborações de profissionais reconhecidos em tal temática.

Santa Maria apresenta um contingente militar diferenciado, bem como um grande potencial de recursos humanos, com nove instituições de ensino superior, destacando-se a Universidade Federal de Santa Maria. Em consonância com as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa busca-se a aproximação entre tais setores e a participação da indústria na construção e aprimoramento de capacidades autônomas.

Para tal, o livro Polos de Defesa e Segurança: Estado, Instituições e Inovação aborda as referidas necessidades a partir do modelo da tríplice hélice, um modelo variável e não linear de colaboração, integração e diferenciação entre universidade, indústria e governo em prol do desenvolvimento de atividades que produzem benefícios mútuos, de forma que as empresas maximizem sua informação estratégica; os agentes públicos e gestores de governança identifiquem mais claramente os seus desafios de gestão, cooperação e integração; as forças armadas disponham de produtos confiáveis; e as instituições de ensino compreendam mais claramente as demandas de inovação do mercado e disponham de mais incentivos para transbordar ao setor privado o conhecimento nelas produzido.

Sendo assim, o livro colabora para a construção de um alicerce teórico para os pesquisadores que se juntarem ao grupo, bem como constitui uma bibliografia de fácil acesso para os interessados na indústria de defesa e no caso santa-mariense, fornecendo informações confiáveis e criando a base para o planejamento estratégico nas demais hélices.

Editora/Selo Editora UFSM
Número da Edição
Ano da Edição 2020
ISBN 9786557160084

LIVRO: China Technological Leapfrogging and Economic Catch-up: A Schumpeterian Perspective

Autor: Keun Lee

LINK: http://www.keunlee.com/modules/board/bd_view.html?no=38&id=eng_research_book&p=1&or=bd_order&al=asc

After the miraculous economic growth known as the Beijing Consensus, China is now facing a slowdown. The attention has moved to the issue of the middle income trap, or the situation in which economic growth slows down as a country reaches the middle income stage. This book deals with this interesting issue in the context of China. It also discusses China’s limitations and future prospects, especially after the rise of a new “cold war” between China and the US, namely the question of whether China would fall into another trap called the “Thucydides trap,” or conflict with the existing hegemon as a rising power. In sum, this book plays around three key terms, namely, the Beijing Consensus, the Middle Income Trap, and the Thucydides trap, and applies a Schumpeterian approach to these concepts. This book also conducts a comparative analysis that examines China from an “economic catch-up” perspective. An economic catch-up starts from learning and imitating a forerunner, but finishing the race successfully requires taking a different path along the road. This act is also known as leapfrogging, which implies a latecomer doing something different from, and often ahead of, a forerunner. Technological leapfrogging may lead to technological catch-up, which means reducing the technological gap, and then finally to economic catch-up in living standards (per capita income) and economic size (GDP: economic power). This linkage from technological leapfrogging and catch-up to economic catch-up corresponds exactly with a similar linkage from the Beijing Consensus to escaping (or not) the middle income and the Thucydides traps. One conclusion from this book is that China’s successful rise as a global industrial power has been due to its strategy of technological leapfrogging, which has enabled China to move beyond the middle income trap and possibly the Thucydides trap, although at a slower speed.

Keun Lee, 2021 (forthcoming) China's Technological Leapfrogging and Economic Catch-up; A Schumpeterian Perspective. Oxford Univ. Press (ISBN : 9780192847560)