Voltar
30/Mar/2022 16:36

Chamada de artigos - 19º SEMINÁRIO DE DIAMANTINA - Minas Gerais e o Brasil Pós-Pandemia: 40 Anos do Seminário de Diamantina


Minas Gerais e o Brasil Pós-Pandemia: 40 Anos do Seminário de Diamantina

29 de agosto a 02 de setembro de 2022

É com grande satisfação que o Cedeplar e a UFMG anunciam a Chamada de Trabalhos para o 19º Seminário de Diamantina, que ocorrerá entre 29 de agosto a 02 de setembro de 2022 na cidade de Diamantina (MG).

Originalmente criado para refletir sobre Minas Gerais, o evento, realizado pela primeira vez em 1982 se ampliou para o âmbito nacional e internacional o escopo de suas discussões. Este ano, após dois anos de pandemia, o tema da pandemia será objeto de reflexão.

Assim, nesta 19ª edição pretendemos também motivar reflexão crítica sobre aspectos centrais da superposição de crises, que se abatem hoje a realidade mineira e brasileira. Destacam-se a profunda crise do estado de Minas Gerais e do país, assim como profunda crise internacional e a pandemia, a um tempo, econômica, política, ambiental, geopolítica, humanitária, que se reflete em aprofundamento das desigualdades sociais, em desemprego e precarização do trabalho, em crise ambiental, em crise humanitária sob a forma de migrações forçadas, de intensos fluxos de refugiados, de violência e intolerância, que ameaçam a democracia e a paz.

Datas Importantes:

• Data limite para submissão de trabalhos: 09/05/2022 • Divulgação da lista de trabalhos selecionados: 30/05/2022 • Abertura do formulário para submissão de trabalhos: em breve no site do Cedeplar

Mais informações em: https://cedeplar.ufmg.br/chamada-de-trabalhos-para-o-19o-seminario-de-diamantina/