Sessão ANPEC/ABEIN

Agenda para a inovação: Uma Atualização Programática para os Tempos Atuais

link: https://anpec-org-br.zoom.us/j/91242325753?pwd=SnlWbVpWdjNVV0N5ZUJmNUVTaHdqUT09

Palestrante:

Eduardo Albuquerque (UFMG) - albuquer@cedeplar.ufmg.br

Autor do livro AGENDA ROSDOLSKY (publicado pela Editora UFMG em 2012). Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), que inclui um período sanduíche no SPRU (University of Sussex, UK) entre novembro de 1996 e outubro de 1997. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e graduado em Economia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1992). Pesquisador visitante no King's College, London, entre setembro de 2014 e agosto de 2015. Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Econômicas e do Cedeplar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua em duas linhas de pesquisa: 1) Economia política contemporânea; 2) Economia da ciência e da tecnologia

Debatedores:

Carolina Levis (UFSC) - Carollevis@gmail.com

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas na UFRJ (2010), mestrado em Ecologia no Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA, 2012) e doutorado em Ecologia no INPA e na Wageningen University & Research (WUR, Holanda). Defendi a minha tese com louvor em 2018. Recebi seis prêmios pelo trabalho realizado neste período, incluindo o Prêmio Jovem Cientista - CNPq (2018) e o Grande Prêmio CAPES de Tese (2019) em Biodiversidade. Atualmente sou pesquisadora de pós-doutorado no PPG Ecologia na UFSC, tenho buscado integrar diferentes disciplinas com o intuito de produzir estudos interdisciplinares, em larga escala e de amplo interesse social sobre o uso e manejo sustentável da diversidade vegetal brasileira.

Renato Garcia (UNICAMP) - rcgarcia@unicamp.br

Economista, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), Mestre (1996) e Doutor (2001) em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo de 2002 a 2014. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, em regime de dedicação exclusiva (MS5.1; RDIDP). É editor-adjunto da Revista Brasileira de Inovação, e coordena um projeto de pesquisa, com apoio da Fapesp, sobre o tema "Geografia da Inovação". Seus trabalhos de pesquisa estão inseridos na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e da Tecnologia, atuando principalmente em temas como geografia da inovação, sistemas locais de produção e aglomerações de empresas, interações universidade-empresa, indústria brasileira, política industrial, estratégias empresariais e metodologia de análise regional.

Ronaldo Pereira Santos (UFAM) - psantos.ronaldo@gmail.com

Engenheiro Agrônomo e Advogado. Mestre em Ciências de Florestas Tropicais. Pós graduado em Gestão Ambiental e também em Direito Público. Perito no INCRA/AM e Professor Voluntário de Direito Ambiental da UFAM.  Coordenou a Câmara de Assuntos Jurídicos do Conselho Ambiental do Amazonas e a Câmara Técnica Ambiental do IBAPE/AM. Ex-Bolsista Visitante na área de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas na Universidade de Cornell, Estados Unidos.

O evento ocorrerá dia 10/12/2020 das 17:15 até às 19:00. O link será enviado em breve .