VI ENEI PRÊMIO ABEIN – 2022

PRÊMIO ABEIN – 2022

SESSÃO DE PREMIAÇÃO

DATA: 27 de julho de 2022,  quarta-feira.

HORÁRIO: A partir das 17:00 horas.

LINK DA SESSÃO DE PREMIAÇÃO: CANAL DO YOUTUBE

ABEIN parabeniza todos os autores contemplados no Prêmio de Artigo em Economia Industrial e Inovação do VI ENEI.

Abaixo está a lista dos artigos contemplados.

Autor principal Coautores Título Classificação
João Carlos Ferraz ** Em Busca do Arco-íris: Proposta de um Arcabouço Metodológico experimental para Avaliar a Digitalização no Nível da Empresa 1
Victo José da Silva Neto Tulio Chiarini; Leonardo da Costa Ribeiro Viagens de Descobrimento: Mapeando a Geografia da Economia de Plataformas 2
Pedro Penalva Saia José Ricardo Fucidji; Paulo Ricardo Oliveira; Ivette Luna Complexidade Econômica e Desigualdade de Renda: a América Latina no Século XXI 3

Todos os artigos aprovados para apresentação no VI ENEI foram candidatos ao Prêmio.

A avaliação para a premiação passou por duas etapas consecutivas: 1) análise do Comitê Científico do VI ENEI, a qual resultou na pré-seleção de artigos; e 2) a avaliação final por parte de uma 'Comissão Avaliadora do Prêmio' que selecionou e classificou os três artigos contemplados.

A ABEIN teve a honra de contar com três professores de destaque nas áreas de Economia Industrial e Inovação na Comissão Avaliadora do Prêmio: a professora Josiane Dantas Viana (Cimatec/Senai) e os professores Eduardo Viotti (Consultor Legislativo do Senado Federal (especializado em políticas de CT&I)) e Achyles Barcelos da Costa (UFRGS).

Acompanhem a Live de Premiação. Nesta oportunidade teremos os autores apresentando as principais ideias de seus artigos seguido de discussão com a Comissão Avaliadora do Prêmio.

O PRÊMIO

Com o objetivo de estimular a comunidade acadêmica, a ABEIN estabeleceu em 2021, por ocasião do V ENEI, o Prêmio Melhor Artigo em Economia Industrial e Inovação para reconhecer as produções de elevada qualidade. O prêmio prevê a seleção de três artigos, classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares pela Comissão Avaliadora e objetiva o incentivo ao desenvolvimento de trabalhos de excelência na área de Economia Industrial e Inovação.

Todos os artigos submetidos ao ENEI, independente das áreas escolhidas, são candidatos ao Prêmio. Todos os três trabalhos selecionados receberão certificado da premiação e serão divulgados no site da ABEIN.

O Prêmio oferecido aos ganhadores será sob a forma de livros impressos. Adicionalmente, aos autores do artigo classificado em primeiro lugar será dada isenção da anuidade de 2023 da ABEIN.

Importante destacar que a escolha dos artigos premiados é pautada pela elevada qualidade acadêmica, por exporem de forma clara as lacunas de pesquisas que discutem e por trazerem assuntos relevantes para a atual situação da economia brasileira no que tange a questão industrial, de inovação e de ciência e tecnologia.