Webinar: "Indústria Farmacêutica: estado atual e desafios pós COVID-19"

A Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN) e o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e convidam para o Webinar: "Indústria Farmacêutica: estado atual e desafios pós COVID-19”.

Convidados:

Profª. Drª. Julia Paranhos, UFRJ*

Dr. Reginaldo Arcuri, Presidente Executivo do Grupo FarmaBrasil**

Data: 10 de junho de 2020 (quarta-feira)

Horário: 16:30

Link:   https://www.youtube.com/watch?v=GAulfeCLu9s&t=1085s

*Julia Paranhos é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Grupo de Economia da Inovação do Instituto de Economia da UFRJ. Diretora Adjunta de Graduação do IE/UFRJ entre agosto de 2015 e julho de 2017. Graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ (2004), mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (2010) com período de doutorado sanduíche no Science and Technology Policy Research - SPRU (2009). Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Inovação, atuando principalmente nos temas: gestão da inovação, política industrial e de inovação, relação universidade-empresa e propriedade industrial, em especial no setor farmacêutico

**Reginaldo Braga Arcuri é, desde 2011, Presidente Executivo do Grupo FarmaBrasil, associação da indústria farmacêutica de pesquisa e de capital nacional brasileiras, que reúne as empresas Achè, Biolab, Cristália, Libbs, Eurofarma, Hebron, Hypermarcas, União Quimica e EMS . Foi presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), entidade do MDIC responsável pela articulação, promoção e execução da Política de Desenvolvimento Produtivo do País de 2007 a 2011. Nesse período foi Presidente do Conselho Fiscal do BNDES e membro do Conselho Nacional do SEBRAE.

No mesmo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, foi Secretário Nacional de Desenvolvimento da Produção, membro do Conselho da BNDESpar, coordenador dos Fóruns de Competitividade, do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP) e negociador dos Acordos Automotivos do Brasil no MERCOSUL e com o México, em conjunto com o MRE, tendo chefiado Missões brasileiras para China, Índia e Cuba. Em Minas Gerais, foi Secretário de Estado de Indústria e Comércio, Secretário Executivo do Encontro das Américas, Presidente da COHAB e do Conselho de Desenvolvimento Industrial, além de Presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI).

É natural de Juiz de Fora, onde foi Superintendente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na qual é professor (licenciado) do Departamento de História. É Especialista em história do Brasil pela Universidade Federal Fluminense.