IV Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores (ENJP)

INDIQUE SEU GRUPO DE PESQUISA: AQUI

PARTICIPE DO COMITÊ CIENTÍFICO (EXCLUSIVO PARA DOUTORES): AQUI

HISTÓRICO

Desde 2000, o Grupo de Estudos em Economia Industrial (Geein, Unesp) promove anualmente o Seminário de Economia Industrial (SEI). Ao longo das últimas 21 edições, o evento reuniu inúmeros pesquisadores de Economia Industrial e Inovação e de áreas afins e profissionais das esferas pública e privada para debater e atualizar temas da agenda e propor políticas para o desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico. Os encontros anuais consolidaram um vasto grupo de pesquisadores que, em 2015, no XV SEI, decidiram pela fundação da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). No ano seguinte, foi realizado, simultaneamente ao XVI SEI, o I Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI) em Araraquara, São Paulo.

Desde 2001, por ocasião da segunda edição do SEI, o Geein promoveu o Seminário de Jovens Pesquisadores (SJP) como evento simultâneo. O SJP tem por objetivo proporcionar aos estudantes de Graduação e Pós-Graduação, que estão realizando estudos científicos na área de Economia Industrial e afins, a oportunidade de divulgar e debater os resultados das suas pesquisas num ambiente acadêmico que propicie a difusão do conhecimento, dos temas na agenda e das metodologias empregadas.

Ao longo dos anos, foi fundamental o apoio de inúmeros pesquisadores que participaram do SEI, incentivando seus alunos e orientandos a divulgar as suas pesquisas no SJP. Esses jovens, anos depois, no papel de formadores, mantiveram essa tradição, tornando o SJP um evento diferenciado e replicado em outras instituições de ensino.

Em 2020, em razão da pandemia que assolou o país, o SJP foi realizado pela primeira vez de forma não presencial. O evento remoto possibilitou uma parceria inédita entre o GEEIN-Unesp e o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT-IE-Unicamp), que estava promovendo o I Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia Industrial e Inovação. O sucesso dessa parceria, seja em termos de trabalhos inscritos e apresentados, seja pela abrangência geográfica (32 instituições de 13 estados brasileiros e de 2 países estrangeiros), sedimentou a ideia de um evento nacional que congregasse as diferentes instituições de ensino e pesquisas do país, muitas delas representadas na ABEIN.

Consolidando essas ideias e os esforços de diversas instituições, foi criado, em 2021, o Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores (ENJP), promovido pela ABEIN em parceria com 21 Grupos de Pesquisas. Em 2022, foram 26 grupos que participaram da organização do II ENJP e 63 trabalhos submetidos. Já na última edição (2023), o III ENJP foi contou com 39 Grupos de Pesquisas de 26 instituições de ensino e pesquisa, oriundas de 11 estados brasileiros, que contemplam todas as regiões do país. Foram 74 trabalhos submetidos, 71 trabalhos aceitos e 67 apresentados ao longo de dois dias. Na sessão de premiação, 11 trabalhos passaram por avaliação, sendo 4 de doutorado, 4 de mestrado e 3 em nível de graduação. Ou sejam, o ENJP encontra-se em expansão e tem conseguido abarcar estudantes de diferentes graus de formação e regiões do Brasil.

O ENCONTRO

O ENJP é um ambiente para apresentação e debate de estudos científicos e técnicos em andamento ou recém-concluídos, formatados em resumos expandidos de 03 laudas, realizados por estudantes de graduação e pós-graduação, exceto os que já concluíram o doutorado. São eletivos os trabalhos de estudantes da área de Economia Industrial e da Inovação e/ou que tratem de soluções tecnológicas e inovadoras (desde que inseridos nas áreas temáticas abaixo).

O ENJP tem como objetivo principal apoiar o desenvolvimento das pesquisas de jovens pesquisadores, especialmente aqueles de graduação. Assim, podem ser submetidos estudos em desenvolvimento ou já concluídos (excluídos os de doutorado). No primeiro caso, a intenção é contribuir para a delimitação e direção da pesquisa. Já na segunda situação, busca-se debater os resultados e colaborar para possíveis aperfeiçoamentos

No evento, os estudos submetidos e previamente selecionados pelo Comitê Científico são apresentados pelos autores e comentados por pesquisadores experientes de diferentes intuições de pesquisa e ensino. Em vista do atual contexto e com o objetivo de fomentar e facilitar a participação, o ENJP será totalmente remoto.

CALENDÁRIO

●   Prazo para envio dos Resumos Expandidos: 20 de junho a 15 de julho de 2024

●   Data final para Divulgação dos Aceites (e sugestões de revisões): 30 de julho de 2024

●   Data final para envio dos resumos revisados e identificados: 04 de agosto de 2024

●   Divulgação da Programação de Apresentações: 05 de agosto de 2024

●   Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores: 12 a 14 de agosto de 2024

●   Data para Envio dos Trabalhos Revisados para publicação nos ANAIS: 20 de agosto a 20 de setembro de 2024