Histórico

Histórico

Desde 2000, o Grupo de Estudos em Economia Industrial (Geein, Unesp) promove anualmente o Seminário de Economia Industrial (SEI). Ao longo das últimas 21 edições, o evento reuniu inúmeros pesquisadores de Economia Industrial e Inovação e de áreas afins e profissionais das esferas pública e privada para debater e atualizar temas da agenda e propor políticas para o desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico. Os encontros anuais consolidaram um vasto grupo de pesquisadores que, no XV SEI, decidiram pela fundação da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). No ano seguinte, em 2015, foi realizado, simultaneamente ao XVI SEI, o I Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI) em Araraquara, São Paulo.

Desde 2001, por ocasião da segunda edição do SEI, o Geein promoveu o Seminário de Jovens Pesquisadores (SJP) como evento concomitante. O SJP tem por objetivo proporcionar aos estudantes de Graduação e Pós-Graduação, que estão realizando estudos científicos na área de Economia Industrial e afins, a oportunidade de divulgar e debater os resultados das suas pesquisas num ambiente acadêmico que propicie a difusão do conhecimento, dos temas na agenda e das metodologias empregadas.

Ao longo dos anos, foi fundamental o apoio de inúmeros pesquisadores que participaram do SEI, incentivando seus alunos e orientandos a divulgar as suas pesquisas no SJP. Esses jovens, anos depois, no papel de formadores, mantiveram essa tradição, tornando o SJP um evento diferenciado e replicado em outras instituições de ensino.

Em 2020, em razão da pandemia que assola o país, o SJP foi realizado pela primeira vez de forma não presencial. O evento remoto possibilitou uma parceria inédita entre o GEEIN e o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT-IE-Unicamp), que estava promovendo o I Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia Industrial e Inovação. O sucesso dessa parceria, seja em termos de trabalhos inscritos e apresentados, seja pela abrangência geográfica (32 instituições de 13 estados brasileiros e de 2 países estrangeiros), sedimentou a ideia de um evento nacional que congregasse as diferentes instituições de ensino e pesquisas do país, muitas delas representadas na ABEIN.

A criação em 2021 do Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores (ENJP), promovido pela ABEIN em parceria com Grupos de Pesquisas, é a efetivação dessa ideia e a consolidação dos esforços de diversas instituições.