II ENEI

II Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação ( II ENEI)

Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN)

Desenvolvimento, Inovação, Indústria, Comércio e Serviços: novos desafios

1. O Evento: II Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (II ENEI)

A Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN) e o Instituto de Economia (IE) promoverão o II Encontro da Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI) no Instituto de Economia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, entre os dias 01/08/2017 e 03/08/2017.

O evento tem como objetivo apresentar para a discussão tanto os trabalhos científicos submetidos à avaliação e aprovados pelo Comitê Científico (ver abaixo), quanto expor ao debate experiências profissionais e resultados de estudos de pesquisadores especialmente convidados. Em ambos os casos, os trabalhos serão apreciados por outros pesquisadores em dois tipos de sessões: a) sessões paralelas – para apresentação dos trabalhos submetidos pelos autores nas áreas definidas e selecionados pelo Comitê Científico; b) sessões plenárias – que reunirá especialistas para o II Encontro da Nacional de Economia Industrial e Inovação. Estas sessões ocorrerão no Instituto de Economia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizado na Avenida Pasteur, 250, no bairro da Urca.

Os autores poderão se inscrever pela internet e pagarão uma taxa para submissão de trabalhos no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais). Se o primeiro autor for associado da ABEIN, e estiver com a anuidade em dia, estará isento de pagamento.

Sejam todos bem-vindos ao II ENEI 2017!

As Instituições Organizadoras

1. Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN)

A Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação – ABEIN é uma Associação civil, fundada em 13 de agosto de 2015, sem finalidade lucrativa ou econômica, tem sede na cidade de Araraquara.

A ABEIN tem por objetivos desenvolver e promover o conhecimento científico em áreas da Economia Industrial, Ciência, Tecnologia e Inovação, visando fornecer subsídios para políticas, pesquisas e investigação voltados ao desenvolvimento econômico e social, por meio:

a) do ensino, da pesquisa e de estudos sobre os temas objetivos da Associação;

b) do fomento ao intercâmbio permanente dos conhecimentos e dos pesquisadores de centros ou instituições que se dediquem aos mesmos objetivos da Associação

c) da organização e divulgação de reuniões técnicas e de interesse científico e eventuais eventos da mesma ordem da Associação;

d) da organização de Encontros bianuais da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação;

e) da edição, promoção e divulgação de documentos e trabalhos científicos;

f) da organização de serviços de informações e documentação sobre o ensino, a pesquisa, o pessoal e as instituições especializadas nos temas objetivos da Associação;

g) da concessão de bolsas, prêmios, etc

h) do intercâmbio com indústrias, organizações não governamentais e empresas públicas e privadas interessadas nos temas e pesquisas objetivos da Associação.

2. Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ) e Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB)

O IE/UFRJ, que iniciou suas atividades em 1978, é uma unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizado na Avenida Pasteur 250, Urca, Rio de Janeiro e será o responsável pela organização do II ENEI. Há 40 anos, o Instituto vem desenvolvendo e colaborando com um conjunto de atividades de pesquisa que abordam temas sobre economia industrial, inovação (tecnológica e organizacional) e o desenvolvimento econômico.

Na mesma data de sua fundação criou o primeiro mestrado de economia industrial no país – Economia da Indústria e da Tecnologia – e, em 2002, produziu o livro texto de referência na área, baseado na experiência de seu corpo docente – Economia Industrial: fundamentos e práticas no Brasil. Realizou uma série de pesquisas a nível nacional, em consórcios com outras universidades, a exemplo dos Projetos Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira (1992), Perspectivas de Investimento no Brasil (2009), Elaboração de Estudos de Identificação de Tecnologias Relevantes para o Brasil e de Modelos de Estruturação Econômica voltados à Produção dessas Tecnologias no País (2016), Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil diante de Inovações Disruptivas (2017) entre outros. Essas atividades contaram com o financiamento da CAPES, CNPq, IPEA, IPT, FAPERJ, FINEP, CEPAL, BID-INTAL, CNI, ABDI entre outras instituições. Ao longo de sua história, através das diversas pesquisas, o Instituto obteve mais de uma centena de bolsas de iniciação científica (graduação e mestrado). Além disso, inúmeros pesquisadores ali formados exercem atividades profissionais diferenciadas em instituições públicas e privadas (diferentes Universidades, BNDES, CNI, FIESP, INOVA, NATURA, IBGE, IPEA, entre muitas outras).

Além dos projetos de pesquisa recém-concluídos e em execução, o Instituto vem desenvolvendo uma série de laços de colaboração com instituições de pesquisa universitárias e outras, com vistas ao reforço dos seus vínculos institucionais na área de Economia Industrial e Inovação, à busca de fontes de financiamento para os seus projetos atuais e futuros, bem como ao aumento de sua visibilidade na área. Uma dessas inciativas foi ser sócio fundador da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação – ABEIN, Associação fundada em 2015 e acima apresentada.

A Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada com a finalidade de “promover e subsidiar programas de desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da cultura, da ciência, da tecnologia, das letras, das artes, dos desportos e da ecologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bem como acompanhar a consecução dos objetivos estabelecidos nesses programas”, conforme descrito no artigo 4° de seu estatuto. Cumprindo sua missão estatutária, a FUJB está promovendo o II Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI), organizado pela UFRJ, na captação e gerenciamento de patrocínio.

LOCAL DO EVENTO

ORGANIZADORES

DATAS IMPORTANTES

INSCRIÇÕES

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

ÁREAS TEMÁTICAS

ARTIGOS SELECIONADOS

SESSÕES PARALELAS

SESSÃO ESPECIAL IEDI – O FUTURO DA INDÚSTRIA

CERTIFICADOS