VII ENEI ARTIGOS PRÉ-SELECIONADOS

INSTRUÇÕES PARA OS TODOS OS AUTORES

OS ARTIGOS ABAIXO ESTÃO PRÉ-APROVADOS PARA O EVENTO. ELES SÓ FARÃO PARTE DO VII ENEI CASO SEJAM RESSUBMETIDOS DE ACORDO COM AS NORMAS E EXIGÊNCIAS CONSTANTES NO FORMULÁRIO.

IMPORTANTE: Todos os autores estão obrigados a fazer o upload da versão final, atendendo, se requeridas, as sugestões de correções, e preencher o formulário de submissão (abaixo).

Os trabalhos precisam conter o(s) nome(s) do(s) autor(es), vinculação institucional e o e-mail de todos os autores, independentemente do resultado do trabalho (aprovado ou com solicitação de alterações).

OBRIGATÓRIO A NOVA SUBMISSÃO DOS ARTIGOS APROVADOS PELO FORMULÁRIO ABAIXO:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEscIreQqajybvphkwZIGn3ZL1mJhHjN-eJwb9zLxKVM8drg/viewform

LISTA DE ARTIGOS PRÉ-SELECIONADOS

A lista divulgada dos artigos pré-selecionados informa o status dos artigos: "aprovado", "aprovado com alterações sugeridas" e "realizar alterações sugeridas para nova avaliação". Esse é o status que deve ser considerado para o trabalho.

Os pareceres devem ser acessados pelo sistema da ABEIN, na página de “formulário de submissão” com o uso de login e senha do primeiro autor. Isso não depende do seu status de Sócio ou não da ABEIN.

ID Título Status
977 Outsourcing and Structural Change: Sectoral and Subsystem Approaches Applied to Brazil, 2000-2018 Pré-aprovado
978 Evidências econômicas de cartel no mercado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), em Brasília-DF Pré-aprovado
979 Blocos de construção de complexidade estatal nos municípios brasileiros Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
980 Brazilian pharmaceutical industry: recent development and future perspectives Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
981 Cadeias globais de valor, crise sanitária e a concepção de uma nova rede: considerações sobre a cadeia de produção e distribuição da vacina da Pfizer/BioNTech Pré-aprovado
983 Complexidade econômica e instituições inclusivas nos municípios brasileiros Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
984 A economia de plataformas digitais no Brasil: uma primeira abordagem Pré-aprovado
985 Os efeitos da tecnologia renovável para a economia brasileira (1988 -2018) Pré-aprovado
986 ANÁLISE DO PROGRAMA INOVA SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM SETORIAL Pré-aprovado
987 GOVERNANÇA INSTITUCIONAL DA ANATEL E O FENÔMENO DA “PORTA GIRATÓRIA” Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
988 As interações de conhecimento e o desenvolvimento de inovações verdes no Brasil Pré-aprovado
989 Efeitos Heterogêneos da Indústria no Crescimento Econômico: Evidências para os Municípios de Minas Gerais Pré-aprovado
990 Espaços Criativos: Inovação, Internacionalização e Heterotopia na Ilha de Santa Catarina Pré-aprovado
991 Políticas orientadas por missões: uma análise do programa brasileiro Inova Saúde Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
992 Políticas Públicas para Ecossistemas de Empreendedorismo: Análise de casos selecionados Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
993 A Experiência Norte-Americana com Subvenção Direta à Inovação em Pequenas Empresas: O Programa Small Business Innovation Research (SBIR) Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
994 Processos de aprendizagem nas grandes regiões brasileiras: uma análise exploratória da absorção de mão de obra a partir da PNADC (2012-2021) Pré-aprovado
995 Ilusão estatística e desindustrialização no Brasil no período 2000-2018: uma abordagem de setores verticalmente integrados Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
997 Centros de Inovação no Brasil – um novo tipo de arranjo técnico e institucional: o caso de Santa Catarina Pré-aprovado
998 Uma abordagem de conjuntos fuzzy para entender a pesquisa atual sobre inovação: um estudo temático dos principais periódicos 2012-2022 Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
999 Um mapeamento de habilidades, aprendizados e perfil do mercado formal de trabalho para estados brasileiros selecionados Pré-aprovado
1000 Características dos Drivers das Ecoinovações no Brasil Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1001 Determinantes da Complexidade Econômica em Economias Baseadas em Recursos Naturais: Uma Análise para o Caso Brasileiro Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1002 Inovação e as Revoluções na Indústria Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1003 RELAÇÃO ENTRE AUTOMAÇÃO E OS EMPREGOS QUALIFICADOS NO BRASIL (2017 – 2020) Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1004 Cenário Patentário em Produção de Hidrogênio no Brasil Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1005 BIOECONOMIA E A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA DO SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO: Uma breve análise das pesquisas desenvolvidas pelos grupos de Pesquisa do Estado do Pará. Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1006 A EFICIÊNCIA DO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO (SNI) PARA AS 50 MAIORES ECONOMIAS: Uma Abordagem utilizando Fronteira Estocástica de Produção (SFA) Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1007 Terceira missão universitária em regiões periféricas: análise das interações do IFTO com o setor produtivo a partir da extensão acadêmica Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1008 Poder de mercado, governança e upgrading na cadeia global de valor do café Pré-aprovado
1010 UMA CARACTERIZAÇÃO DAS EMPRESAS CONTEMPLADAS PELO PLANO INOVA EMPRESA Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1012 Fatores direcionadores (drivers) da intensidade da interaçao de pequenas e medias empresas brasileiras com grupos de pesquisa de universidades e institutos publicos de pesquisa: um estudo exploratório de 4 Censos do DGP/CNPq Pré-aprovado
1013 Determinantes do Comércio Bilateral Brasil-China de Produtos Primários: Uma Aplicação ARDL Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1014 Internacionalização das plataformas digitais titânicas chinesas Pré-aprovado
1015 Política Industrial no Brasil: evidências empíricas em um contexto de mudanças estruturais (2007-2020) Pré-aprovado
1016 “Complexidade Evolucionária”: analisando a mudança do padrão estrutural-tecnológico da economia brasileira Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1018 China: a coevolução das transformações na matriz institucional e nas políticas de desenvolvimento produtivo Pré-aprovado
1020 Tipos de Serviços e Crescimento Econômico: Uma Análise em Painel para os Estados Brasileiros Pré-aprovado
1021 PANORAMA MUNDIAL DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS AO LONGO DA CADEIA PRODUTIVA E NAS QUESTÕES AMBIENTAIS Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1022 VEÍCULOS ELÉTRICOS: COMO A CHINA ESTÁ SE PREPARANDO PARA SE TORNAR A MAIOR POTÊNCIA MUNDIAL DO SEGMENTO? Pré-aprovado
1023 Impactos de Curto e Longo Prazos das Compras Governamentais sobre as Taxas de Falência de Empresas Brasileiras via Modelos ARDL Pré-aprovado
1024 Ecossistema de Inovação no Espírito Santo: A Mobilização Capixaba para a Inovação Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1027 Impactos Setoriais e das Crises Econômicas na Desigualdade dos Rendimentos do Trabalho no Brasil de 1976 a 2019: Efeito Composição versus Efeito Estrutura Salarial Pré-aprovado
1028 Políticas públicas de incentivo para a eletrificação de frotas de ônibus urbano: um estudo de caso da América Latina Pré-aprovado
1032 Atores e agentes de difusão da inovação no estado do Pará: caracterização do seu sistema regional de inovação Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1033 A dose-response analysis to evaluate of the Fapesp PIPE programme Pré-aprovado
1034 Transição Energética e Energia Nuclear: Avaliação das políticas públicas para o caso brasileiro. Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1035 Local absorptive capacity, inward FDI spillovers and regional innovation Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1036 Uma discussão teórico-metodológica para a análise da evolução da indústria e da dinâmica da concorrência, a partir do arcabouço baseado nas teorias kaldoriana, do desenvolvimento e evolucionária da firma. Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1037 Abordagem de sistemas de inovação integrada a de análise de redes sociais para caracterização estrutural do sistema regional de inovação do estado do Pará Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1038 A TRANSIÇÃO SOCIOTÉCNICA DOS BIOPLÁSTICOS NO BRASIL PELA ABORDAGEM DA PERSPECTIVA MULTINÍVEL Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1039 FOMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A ATUAÇÃO DO BNDES NO FINANCIAMENTO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (2015 - 2021) Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1040 Perspectivas e desafios para uma transição socioenergética justa na Região Amazônica Pré-aprovado
1041 Inovação como determinante de resiliência econômica: Evidências para o Brasil Pré-aprovado
1042 Comércio em valor adicionado e emissões de gases efeito estufa na relação de comércio bilateral Brasil e China Pré-aprovado
1043 Detecção de indícios econômicos de cartel no mercado revendedor de Gás Liquefeito de Petróleo (GPL) de Campina Grande-PB Pré-aprovado
1044 Comércio Internacional e (des)igualdades de gênero: uma análise crítica Pré-aprovado
1045 ANÁLISE DOS DETERMINANTES DA INOVAÇÃO AMBIENTAL PARA AS FIRMAS EUROPEIAS Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1046 Relação entre consumo de energia renovável, força de trabalho, estoque de capital no crescimento econômico do Brasil utilizando a função Cobb-Douglas Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1047 Caracterização dos Unicórnios Brasileiros Pré-aprovado
1048 Lutando contra gigantes: o caso do mercado de streaming de video na periferia Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1049 Digitalisation in Latin America: a divide in the making Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1050 Geração de ciência para o enfrentamento do Covid-19 no Brasil por gênero Pré-aprovado
1051 O PAPEL DAS DISTÂNCIAS GEOGRÁFICA E INSTITUCIONAL NAS COLABORAÇÕES HOSPITAIS-UNIVERSIDADES Pré-aprovado
1052 Reshoring como estratégia de construção de resiliência socioeconômica no contexto de Cadeias Globais de Valor Pré-aprovado
1053 A conquista de recursos financeiros como chave para o avanço na escala TRL : um estudo de caso em tecnologia ambiental da da UFMG Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1054 Integração do Complexo Industrial da Saúde latino-americano: um sonho possível? Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1055 Avaliação dos efeitos da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas nos Portos Paranaenses Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1057 PADRÕES DE INTENSIDADE TECNOLÓGICA E A POLARIZAÇÃO DO EMPREGO NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL Pré-aprovado
1060 As inovações ambientais na América Latina: um mapeamento da pesquisa científica latino-americana Pré-aprovado
1061 Technological capacity and the impacts of intra- and interregional linkages on new technological specialization and branching Pré-aprovado
1062 Áreas Temáticas de P&D sobre eletromobilidade financiadas pela FAPESP Pré-aprovado
1063 Decisão de localização industrial: o caso Sudene no Norte do Espírito Santo Pré-aprovado
1064 Dos Sistemas de Inovação à WIPO Green: tecnologia, propriedade intelectual e valor Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1065 O papel da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na transição energética: uma análise comparativa para os países da OCDE Pré-aprovado
1066 Uma análise do processo competitivo na indústria brasileira com base no uso de um modelo setorial de simulação Pré-aprovado
1067 Transição verde, o retorno das políticas industriais e a disputa mundial pelas terras raras. Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1070 O papel do BNDES Finame na formação bruta de capital fixo no Brasil no período 2005-2019 Pré-aprovado
1071 Proximidades, Colaboração e Inovação Regional: Uma Resenha Sistemática Pré-aprovado
1072 Acesso a empregos na cidade de São Paulo: uma abordagem por setores e qualificação da atividade. Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1074 Inovações tecnológicas no Brasil para o enfrentamento à covid-19: uma análise das patentes depositadas no INPI Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1075 Biotecnologia nos EUA: As atividades detentoras do futuro como método para o desenvolvimento produtivo e inovativo Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1076 Sistema de inovação e as políticas de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) do Brasil: aspectos do Marco Legal e atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológicas (NITs) Pré-aprovado
1077 Emprego Qualificado e Desenvolvimento Sustentável: Uma Proposta de Uma Matriz Ocupacional Tecnologicamente Verde Pré-aprovado
1078 Dimensions of proximity in the network of research groups of Health Sciences in São Paulo: an analysis based on Geographical and Organizational proximity Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1080 Análise de Condutas em Mercados Digitais: a ação do CADE frente a novos desafios Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1081 Composição setorial, sócios comerciais e valor agregado das exportações: uma análise insumo-produto para Brasil e México Pré-aprovado
1082 Entrepreneurial Universities and firm innovation capability: the role of resources Pré-aprovado
1083 Preços relativos, fluxos comerciais e teoria estruturalista latino-americana: uma análise para Brasil e México Pré-aprovado
1084 Avaliação do efeito do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico sobre a quantidade de artigos publicados pelos pesquisadores brasileiros. Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1086 A interação universidade-empresa global para o desenvolvimento inovativo: estudo da relação UFSC e EMBRACO Pré-aprovado
1087 Redes de Inovação Farmacêutica: padrões de inserção do Brasil Pré-aprovado
1088 Abordagem estruturalista e a queda na complexidade da estrutura produtiva brasileira (2000-2020) Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1089 ADEQUAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS DE BASE BIOTECNOLÓGICA EM SAÚDE HUMANA NO BRASIL: INTERNACIONALIZAÇÃO OU MORTE? Realizar alterações sugeridas para nova avaliação.
1090 Propriedade de veículos na China: consequências e perspectivas sobre o tráfego, poluição e energia Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1093 A participação das mulheres na atividade inventiva: uma análise das patentes depositadas no Brasil, entre 2000-2019 Pré-aprovado
1094 Compras públicas para inovação e offset na aeronáutica militar: o caso KC-390 Pré-aprovado, com alterações sugeridas.
1095 Monetização no mercado youtuber no Brasil Pré-aprovado, com alterações sugeridas.