VII ENEI Lançamento dos Livros

A Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN), divulga os livros lançados no VII Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): “ Estratégias de Desenvolvimento: CT&I e os desafios sociais e ambientais ”, promovido entre os dias 22 e 25 de maio de 2023, de forma online.

A Sessão de Lançamento dos Livros ocorrerá na Quinta-feira, dia 25/05/2023.

LIVRO: Institucionalismo, Desenvolvimentismo e a Economia Brasileira Adriano José Pereira (UFSM), Herton Castiglioni Lopes (UFFS) e Octávio Augusto Camargo Conceição (UFRGS)

Este livro aborda, de forma articulada, duas perspectivas consideradas fundamentais para o debate acerca de uma reflexão contemporânea sobre estratégias de desenvolvimento de economias não desenvolvidas, como a brasileira. A compreensão do papel das instituições ganha uma dimensão ampliada quando se considera a perspectiva desenvolvimentista para a análise do desenvolvimento econômico nacional. No caso brasileiro, institucionalismo e desenvolvimentismo são partes de uma mesma perspectiva de desenvolvimento, que vem ganhando novas interpretações e espaços para reflexão nessas primeiras décadas do século XXI.

LINK PARA O LIVRO: https://editora.fgv.br/produto/institucionalismo-desenvolvimentismo-e-a-economia-brasileira-3750

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LIVRO: Investir em inovação é garantir o futuro

João de Negri (IPEA)

O futuro depende de inovação. Em todos os países do mundo, o crescimento econômico e os ganhos de produtividade necessários para crescer mais aceleradamente estão fortemente associados à ciência e ao desenvolvimento de novos produtos e processos. No centro da dinâmica de inovação dos países, estão as empresas líderes e sua capacidade de acumular recursos e competências em intensidade suficiente para impulsionar e difundir o progresso tecnológico por todo o sistema produtivo. Um Brasil competitivo no futuro depende de investimento em conhecimento.

LINK PARA O LIVRO: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11609/1/Investir_em_inovacao.pdf

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LIVRO: Capacidade tecnológica e inovação: desafios para a transição industrial e econômica do Brasil

Paulo Figueiredo (FGV)

Ao longo das últimas décadas, o Brasil tem aumentado de maneira consistente seu investimento em P&D, considerado um dos insumos para inovação e produtividade. Porém, tal esforço tem gerado resultados limitados que não parecem refletir mera insuficiência de investimentos em inovação no Brasil, mas a maneira e a eficácia de sua implementação. Este livro lança nova luz ao debate e às ações de políticas públicas nesse campo no Brasil. Especificamente, ele oferece uma reflexão crítica e insumos que contribuam para aprimorar o debate e ações de políticas públicas orientadas ao desenvolvimento de capacidades tecnológicas para inovação. A acumulação de capacidade tecnológica para implementar inovações relevantes, em nível nacional, pode contribuir significativamente para a real transição do Brasil para uma economia industrialmente mais avançada e, principalmente, com nível de renda per capita mais elevado.

LINK PARA O LIVRO: https://editora.fgv.br/produto/capacidade-tecnologica-e-inovacao-desafios-para-a-transicao-industrial-e-economica-do-brasil-3789

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LIVRO: Desenvolvimento e Estagnação: o Debate entre Desenvolvimentistas e Liberais Neoclássicos

André Nassif (UFF)

LINK PARA O LIVRO: https://loja-editoracontracorrente.com.br/produto/desenvolvimento-e-estagnacao-o-debate-entre-desenvolvimentistas-e-liberais-neoclassicos/